O que são as emoções? E por que as sentimos?
top of page
  • Foto do escritorYasmim Viriato

O que são as emoções? E por que as sentimos?

Quem nunca, especialmente em um momento de sofrimento, se perguntou o porquê de sentirmos? Quando o que sentimos é agradável, aceitamos as emoções sem questionar.

Quando é desagradável, elas parecem ser um castigo. Confira, a seguir, o que a análise do comportamento tem a dizer sobre essa questão.

Duas máscaras: uma feliz e outra triste

O que são as emoções?


De maneira resumida, podemos dizer que a emoção em si é um estado do corpo que interage diretamente com o que ocorre ao redor do indivíduo. A análise do comportamento chama de episódio emocional a interação que ocorre entre as manifestações corporais involuntárias (como sudorese, aceleração do ritmo cardíaco, alteração da frequência respiratória) e as ações de uma pessoa "no momento da emoção" (como chorar, agredir pessoas ou bater em objetos, beijar).


Sobre essa discussão, a análise do comportamento é bastante clara: os sentimentos não são "fenômenos mentais" abstratos, nem a causa das ações. É importante compreender que sentimentos não causam ações, porque, quando tiramos o sentimento do lugar de causa, conseguimos nos esforçar para identificar o contexto que desencadeia todo o episódio emocional.


Surge, então, uma nova pergunta: como interagem?


Dizemos que em um episódio emocional, há uma alteração na predisposição da ação. Em termos mais simples, isso quer dizer que, a depender de como estamos nos sentindo, estamos mais propensos a agir de determinadas formas. Alguém que sente raiva, por exemplo, está mais propenso a agredir e xingar.


Mas, afinal, por que sentimos?


Sentimos, porque nos relacionamos de forma ativa com o mundo e reagimos aos diferentes contextos que nos são apresentados. Na evolução da espécie humana, as emoções básicas foram uma vantagem evolutiva à nossa sobrevivência. Afinal, reagir àquilo que a vida nos apresenta, mesmo quando o que sentimos é desagradável, tem um propósito adaptativo.


Gosto de pensar nas emoções e sentimentos como um termômetro que responde a diferentes eventos da vida e aponta em que áreas existem dificuldades e quais precisam de mudanças.


Ex.: Caso sinta tristeza quando interage com determinada pessoa, o que isso pode significar? Se sente ansiedade quando está no trabalho e, após o expediente, sente apenas alívio (ao invés de satisfação), o que isso significa? Se sente culpa ao contar uma mentira, o que o sentimento indica?


Essa é uma discussão complexa, mas espero ter apresentado uma noção mais clara do que são as emoções e seu papel em nossas vidas. Como sempre, deixo aqui o meu contato para agendamentos. Obrigada pela leitura e até o próximo post!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page