O que dizer na primeira sessão de terapia?
top of page
  • Foto do escritorYasmim Viriato

O que dizer na primeira sessão de terapia?

Atualizado: 3 de ago. de 2023

Primeiro, quero esclarecer que não existe certo ou errado sobre o que deve ser dito na primeira sessão de terapia. Afinal de contas, quanto mais espontânea a relação terapêutica, melhor o andamento do processo como um todo. Meu objetivo com esse post é "acalmar os nervos" (por assim dizer) daqueles que ficam aflitos com esse primeiro contato. Espero que saber o que esperar desse momento sirva como um incentivo para que você marque sua primeira sessão (agende aqui).



Agora, vou responder a pergunta do post: afinal, o que dizer na primeira sessão de terapia?


1. Informações gerais: algumas informações já podem ter sido comunicadas ao terapeuta no primeiro contato digital. Mesmo assim, tenha em vista que informações gerais importantes são: nome, idade, profissão, se está empregado (ou se estuda), se tem um parceiro(a) amoroso(a), se segue alguma religião e onde mora (principalmente se a terapia for à distância).


2. Sua queixa: sua queixa é o que te fez buscar terapia. É perfeitamente comum ter mais de uma queixa, inclusive. Descreva quando e como o problema começou, além do impacto do problema em sua vida. Pergunte a si mesmo(a): o problema te impede de viver a vida como gostaria? Consome tempo significativo na sua rotina ou te impede de realizar outras atividades? Se sim, em quais aspectos da sua vida o problema impacta (ex.: relacionamento, trabalho, sono)? Como?


3. Tentativas de lidar com a queixa: pense em como você lidou com o problema até então e relate ao terapeuta. O que você tentou fazer para lidar com o problema antes de buscar terapia? Avalie se suas tentativas foram bem-sucedidas em reduzir o sofrimento em alguma medida. Essas tentativas surtiram algum efeito?


4. Se já fez terapia antes: esse tópico reúne algumas informações extremamente valiosas para o terapeuta. Além de revelar se já fez psicoterapia, outras informações são: (1) a queixa era a mesma de agora? Se não, qual era a queixa?; (2) quanto tempo durou a terapia?; (3) por que a encerrou?; (4) qual era a abordagem do psicólogo? (se souber); e (5) a terapia teve resultado? Qual?


5. O que espera da terapia: descreva os resultados que espera da terapia. Tendo em vista, especialmente, o impacto da queixa em sua vida, descreva as mudanças que você gostaria que ocorressem.


6. Se faz tratamento psiquiátrico: informe se toma alguma medicação, a dosagem administrada, há quanto tempo faz o tratamento e como tem sido a experiência.


É isso! Espero ter ajudado. Fique à vontade para entrar em contato amigo para tirar qualquer dúvida. Até o próximo post!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page